Pensou em atendimento exclusivo, a Personal Diet vai até você!


 Conhecendo os nutrientes da Tabela Nutricional

 O primeiro valor que aparece na tabela é a quantidade total de calorias por porção. Em seguida, cada um dos nutrientes:

- os carboidratos, assim como as proteínas fornecem energia de 4 calorias por grama. Isso significa dizer que um alimento com 10 gramas de carboidratos e 5 gramas de proteínas, apresenta naquela porção um total de 60 calorias (10 g X 4 kcal dos carboidratos e 5 g X 4 kcal de proteínas).

-  as gorduras, por sua vez, fornecem 9 calorias por grama. Na tabela, aparecem gorduras totais, saturadas, trans, colesterol e, não obrigatoriamente, as gorduras insaturadas. As gorduras totais são o somatório de todas as gorduras presentes no alimento.
As gorduras saturadas, geralmente presentes em alimentos de origem animal, como carnes, toucinho, leite, queijos, manteiga e iogurtes integrais merecem atenção, pois seu consumo elevado aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

- as gorduras trans, por sua vez, são gorduras vegetais que passaram pelo processo de hidrogenação e ficaram parecidas com as gorduras saturadas. Elas são adicionadas aos alimentos para dar sabor, textura e maior durabilidade, mas seu consumo excessivo pode trazer consequências parecidas às do consumo de gorduras saturadas. Elas são encontradas emalimentos industrializados, por exemplo.

- As gorduras insaturadas, que nem sempre aparecem nas tabelas nutricionais, são as gorduras boas, que colaboram para a redução do colesterol ruim no sangue. São as chamada ômega 3, 6 e 9.

- o sódio é o último nutriente que aparece na tabela e, apesar de muito importante para a saúde do corpo, também deve ser consumido na medida certa. Pessoas com hipertensão devem tomar cuidado redobrado com a quantidade presente em uma porção, pois muitas vezes ultrapassa o limite diário de ingestão, que é de 2g da sódio ou 5 gramas de sal de cozinha.

Nutricionista Diovana Fillietaz